Tiago Morais
Nascido em Lisboa no ano de 1985, começou por estudar gaita de fole na escola da Associação Gaita de Foles com os professores Miguel Costa, Francisco Pimenta e Vasco Casais no ano de 2004 onde prosseguiu os estudos até ao ano de 2007.
No ano de 2006 frequentou o curso intensivo de técnicas de gaita galega com o professor Diego Mariño pela Escola da Artes e Ofícios de Vigo no âmbito dos cursos “Xarabal”. Em 2008 frequentou o Curso intensivo de técnicas de gaita galega com a professora Maria Luísa Sampaio na cidade de Lugo pela Escola de Música Tradicional “Cantigas e Frores”.
No ano de 2010 frequentou o curso intensivo de técnicas da gaita galega com o professor Daniel Bellón na cidade de Ponferrada. Durante o ano 2011 frequentou aulas regulares com o professor Daniel Bellón na cidade de Fene.
É membro fundador do Grupo “Cornes” e “Orquestra de Foles” da Associação Gaita de Fole onde participou com vários arranjos, e músico do grupo “Fadomorse”. Colabora ainda em várias outros projetos relacionados com a música tradicional, medieval e renascentista, sempre relacionados com a temática da Gaita-de-Foles.
No ano de 2012 funda e inicia a coordenação da “Escola de Música Tradicional do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho onde também é professor de gaita de fole.
Em 2012 participa como Interprete no disco “Fadomorse Magala Invisível” do grupo Fadomorse, pela MDPartes.
No ano de 2015 participa como Interprete e arranjista no disco homónimo “Orquestra de Foles”.
No ano de 2015 desenvolve o duo “Alma Menor” com o acordeonista Tiago Marques assim como o projeto de música tradicional “Ti Folia” dedicado ao cancioneiro da Estremadura.
Em 2015 é admitido na licenciatura em Música na Comunidade pela Escola Superior de Música de Lisboa / Escola Superior de Educação de Lisboa que frequentou durante um ano.
Em 2018 lança o disco “Em Tons de Aguarela” com o duo Alma Menor.
Em 2018 é editado o livro “Cancioneiro de Gaita de Fole” onde é co-autor.
Em 2018 é eleito Presidente da Associação Gaita de Fole com um mandato de 2 anos.
Em 2019 inicia um projeto de educação na Escola de Música da Junta de Freguesia da Quinta do Conde onde leciona a disciplina de gaita de fole.
Em 2020 é reeleito como Presidente da Associação Gaita de Foles até Junho de 2022.
Em setembro de 2021 engloba o projeto “Piperegrinos” um espetáculo que percorre toda a Galiza com reputados gaiteiros e músicos de toda a Península Ibérica e que culmina com a edição de um CD.
Em setembro de 2022 é admitido na Academia Inatel para lecionar o curso de Iniciação à Gaita de Foles.