Caro (a) Associado (a)
Desejamos que se encontre de boa saúde.
Como é do conhecimento geral, na candidatura que apresentámos aos Órgãos Sociais, assumimos o compromisso de fazer uma revisão Estatutária e, consequentemente, do Regulamento Geral.
Nesse sentido, foi constituído um Grupo de Trabalho composto por um elemento de cada órgão social (Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral) e convidado um associado que, pelo seu conhecimento e experiência, prepararam a proposta que agora vos submetemos.
Esta proposta foi objeto de atualização tendo em conta dois aspetos essenciais:
- Experiência do funcionamento interno da nossa Coletividade, grau de exigência dos associados e das circunstâncias da nossa vida coletiva, com todo o seu potencial e as suas fragilidades, considerando que a última revisão estatutária foi há 19 anos (2004);
- As alterações legais entretanto produzidas quer pelos Governos quer pela Assembleia da República, nomeadamente do Código Civil, Lei de Bases da Economia Social, Conta Satélite da Economia Social, Estatuto de Utilidade Pública, Estatuto de Benefícios Fiscais, entre outros.
As alterações propostas visam, sobretudo, preparar a nossa Coletividade para a próxima década, reforçando a sua democracia, transparência e participação dos Associados com vista ao seu desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo.
A forma como foi construída esta proposta ao longo de 24 meses e o período de auscultação prévia dos Associados, já se inserem neste espírito.
Por fim:
A Assembleia Geral para discussão e aprovação final dos Estatutos, antecede o ato eleitoral para o próximo mandato pelo que a sua participação é fundamental. Analise, avalie, troque opiniões e faça chegar os seus contributos.
Cova da Piedade 15 julho 2023
Os Órgãos Sociais