Comunicado – 06 de março de 2021

Comunicado

É com muita honra e satisfação que a direção da SFUAP comunica a todos os/as associados/as que foi aprovada, por unanimidade, na reunião de direção do passado dia 4 de março, a proposta de contratação do novo Maestro para a Banda Filarmónica.

Após a apresentação de demissão do Maestro Carlos Ribeiro, que liderou exemplarmente a banda nos últimos 21 anos, coube à direção encetar contactos com vários maestros, tendo como principal objetivo encontrar uma solução que dignifique e enalteça o trabalho desenvolvido até então.

Foi, de facto, um processo mais demorado do que gostaríamos, mas temos a certeza de que fizemos o caminho que tinha de ser feito.

Fizemos muitos contactos e entrevistas, analisámos currículos, falámos com amigos do mundo da Música, procurámos referências, e depois de uma análise cuidada, lúcida e ponderada estamos convictos que encontrámos um maestro detentor de reconhecida competência para conduzir a nossa Banda Filarmónica, que será um motor potenciador das capacidades dos nossos executantes que, certamente, honrará o legado construído pelo Maestro Carlos Ribeiro e continuará a elevar a qualidade da nossa Banda.

Assim, após termos dado conhecimento a todos os executantes da banda, é com enorme honra que informamos os/as associados/as que Fernando Palacino é, desde ontem, Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

A Direção

Cova da Piedade, 06 de março de 2021

Maestro Fernando Palacino

Desde 05 de março de 2021, Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

Fernando Palacino, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica União Seixalense. Tendo ingressado posteriormente no Conservatório Nacional de Música na classe de trombone dos professores Emídio Coutinho e Hermenegildo Campos.

Estudou Música de Câmara com o professor Bruno Pizamilli.  Participou em várias Master Classes de trombone, nomeadamente com os professores David Taylor e Joseph Alessi. Frequentou Master Classes de direção de Banda com os Maestros Sir David Witchel, Maestro Jo Conjaerts e Maestro Mark Heron.

Foi professor de trombone no Conservatório Regional de Tomar e tem lecionado vários cursos de aperfeiçoamento de trombone no continente e nas ilhas.

Foi fundador e trombonista do Grupo de Metais do Seixal-GMS, vencedor do concurso Jovens Músicos da RDP, em 1990, na classe superior de música de câmara. Enquanto músico do GMS, atuou em Viena de Áustria com o Maestro Vitorino de Almeida – onde foi apresentada a sua suite teatral “O Render dos Heróis” escrita pelo compositor para o GMS e realizou vários concertos em Niteroi integrando uma representação portuguesa no âmbito do “Encontro Portugal-Brasil 500 Anos”.

Integrou as orquestras Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Nacional S. Carlos, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Ligeira da RDP, Orquestra Nova Harmonia, Orquestra da Felicidade, Orquestra do Hot Clube e Orquestra de Jazz Jorge Costa Pinto.

Participou em vários festivais da canção da RTP, em várias orquestras residente de programas de televisão, em gravações para a rádio, televisão e discografia. Integrou a Orquestra de Roger Hodgson, vocalista dos Supertramp, na sua digressão a Portugal.

Tem dividido a sua atividade profissional enquanto músico instrumentista, professor de música e Maestro de Bandas Civis, tendo sido diretor musical em diversos concertos, nomeadamente com a participação dos cantores Anabela, Carlos Guilherme, Fernando Tordo, Jorge Palma, Janita Salomé, Maria João, Mário Laginha, Paulo de Carvalho e Vitorino.

Integrou durante 37 anos a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, onde desempenhou as funções de trombone solista, coordenador de naipe e formador.